Se não pensa em mudar o seu comportamento, é melhor abrir o olho. O mercado de trabalho está em transformação.
O mercado de trabalho está em transição para um novo modelo que exige um novo profissional. Com a instalação de multinacionais, o padrão de qualidade exigido é superior e consequentemente, as exigências se tornaram maiores na hora da contratação.
Com a entrada de novos países no mercado econômico global, as vagas de emprego cresceram, mas em contrapartida, a população está aumentando e a disputa se tornando maior. O acesso ao ensino está democratizado e há uma crescente por busca de capacitação.
Novo perfil
As grandes empresas estão procurando profissionais sem fronteiras, ou seja, pessoas capacitadas a se reinventarem a cada dia para se adaptar as novas necessidades.
Ser multitarefa é essencial no novo mercado de trabalho. A ideia de ser especialista em apenas uma área não é mais atraente na hora da contratação. O contratante está à procura de alguém que possa desempenhar ou entender diversas funções, otimizando a linha de produção.
A experiência profissional ainda é muito importante, mas é necessário estar cada vez mais expandindo sua visão dentro e fora da empresa. Precisa perceber as deficiências da organização, ser proativo e se questionar “como posso colaborar cada vez mais para o desenvolvimento de onde eu trabalho? ”
Segundo dados publicados pela revista Exame, o Brasil é o segundo país mais procurado pelas multinacionais para instalação de seus empreendimentos, ficando atrás apenas da China. Segundo os dados, 56,9% das empresas tem resultados melhores aqui do que no país de origem.
Entender como o mercado está se desenvolvendo é outro ponto importante. Com a globalização, a competitividade está cada vez mais acirrada e se torna importante entender e saber como as outras organizações se comportam e desenvolvem.
Qualificação
O currículo precisa estar em constante atualização, ter apenas graduação não é mais um diferencial para ser contratado. Segundo dados divulgados pelo INEP, em 2016, o país possuía 8 milhões de estudantes no ensino superior (graduação e pós-graduação). Para se ter uma ideia do crescimento, em 2010 eram 6,5 milhões, um crescimento de 2,5 milhões universitários em apenas 6 anos. O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado.
Com o avanço continuo da tecnologia, tudo está se modificando constantemente, e estar se atualizando é sempre importante. Busque sempre fazer cursos técnicos, pós graduação ou até mesmo uma nova graduação para ampliar o seu conhecimento.
Com a globalização e a instalação de multinacionais, o profissional precisa saber dominar outros idiomas, principalmente o inglês. Você terá sempre contato com a língua estrangeira, seja por reuniões ou até mesmo manuais de conduta.
Outro ponto importante é conhecer as diversas culturas. Entender como a marca da empresa deve se comportar de acordo com a cultura de cada país. O modo de viver do brasileiro é diferente, por exemplo, dos japoneses. Sempre fique atento e mostre que está por dentro do assunto.
O mercado de trabalho atual está se modificando e exigindo competências comportamentais de adaptação do profissional. Tenha conhecimento das novas tecnologias, aprenda o inglês e outros idiomas, estude cada vez mais e saiba ter visão dessas novas mudanças que estão presentes.