Eikon Idiomas

Como ter ânimo para aprender inglês?

Desânimo: ausência de entusiasmo, de vontade, de coragem. Baseado nessa definição, podemos saber como trabalhar para ter motivação para estudar inglês.

Sempre tem aqueles dias que acordamos desanimados, sem vontade de fazer nada, não é mesmo? Mas você já se perguntou de onde vem essa sensação? Ou como virar jogo e ter motivação?

Entusiasmo

O primeiro passo é saber o que lhe anima. Qual é a sua fonte de alegria? É escutar música, dançar, ver filmes, comprar roupas, conversar com os amigos… pense na coisa que lhe dá mais animação. Aplique para estudar inglês. Por exemplo, peça para os seus amigos que apenas fale consigo em inglês, ou, se gosta de fazer compras, tente traduzir todas as roupas que olhar.

Lembre-se que para aprender inglês, você precisa se divertir. Se o seu cérebro entender aquilo como uma obrigação, ele irá começar a rejeitar e o aprendizado não será absorvido.

Vontade

O que lhe impulsiona a realizar algo? Como você faz para realizar seus desejos? Tenha um objetivo. Quando criamos uma meta para estudar inglês, isso o ajuda a ter vontade de concluir aquela tarefa.

Você pode criar desafios, ou até mesmo recompensas. Por exemplo, se desafie a tentar estudar inglês pelo menos meia hora por dia, ou, se você estudar uma hora naquele dia, você ganha o direito de não estudar no outro dia. Só não vale se auto sabotar.

Criar metas é uma boa maneira para ter vontade e motivação para estudar inglês. Sempre nos sentimos realizados quando cumprimos uma tarefa. O seu cérebro se sente estimulado quando lhe é dado um desafio. Isso só incentiva o aprendizado. Mas tome cuidado com metas muito altas e irreais.

Coragem

O que é ter coragem? Você já teve alguma situação difícil que precisou encarar sem ter medo? Para aprender inglês, você precisa ter coragem!

É comum quando nos deparamos com uma atividade totalmente nova, surgir aquele sentimento de incapacidade. Procure ser destemido e encarar o desafio. Pode parecer que o inglês é uma língua difícil e que você não terá capacidade para aprender, mas a verdade é que você vai se deparar com um idioma que possui menos regras que o português.

Você precisa ter em mente a importância do inglês para a sua vida. Ele está presente no seu dia-a-dia e sempre nos deparamos com alguma palavra. Pense que aprender inglês seja um daqueles desafios que lhe dão autonomia, como o aprender dirigir.

Com o tempo, você vai pegando a prática, quando perceber não terá mais medo e estará falando fluentemente.

Algumas dicas para lhe ajudar nos três tópicos acima a ter motivação para aprender inglês:

  1. Estude longe de TV, pessoas, celulares, ou qualquer coisa que possa lhe distrair.
  2. Não tente estudar com sono. Seu cérebro não irá aprender da forma correta.
  3. Organize um ambiente confortável para estudar. Não é só seu cérebro que precisa estar confortável, mas todo seu corpo.
  4. Não se cobre tanto. Aprender inglês é uma longa jornada. Não tente aprender tudo em pouco tempo.
  5. Não estude até ficar cansado. Mesmo que esteja super empolgado com o inglês, duas horas é o máximo para estudar por dia para você não enjoar.

 

Cada um terá uma forma de motivação para aprender inglês. Teste vários métodos e veja qual se encaixa melhor ao seu perfil.  Você é mais visual? Mais auditivo? Mais cinestésico? Busque meios que lhe ajudam dentro de sua maneira de aprender. O mais importante de tudo é: Não desista e have fun!